RECURSOS PRIMÁRIOS
Agricultura
A Agricultura é a atividade produtiva mais importante do setor primário da Província de Córdoba. Os principais cultivos da província, em termos de produção em toneladas, são a soja, o milho, o trigo, o amendoim e o sorgo. Em matéria de Oleaginosas a produção provincial tem atualmente uma alta incidência em relação total da produção nacional de alguns cultivos. Por exemplo, são produzidos 92% do amendoim e 36% da soja (campanha agrícola 2008/2009).
Pecuária
A Pecuária é a segunda atividade econômica mais importante dentro do Setor Primário da Província de Córdoba. Esta atividade compreende a criação de animais com fins produtivos e econômicos. Normalmente é operado sob a forma extensiva, isto é, utilizando os recursos naturais modificados pelos produtores, embora com maior frequência a produção pecuária esteja se desenvolvendo de maneira intensiva o que melhora a produtividade e eficiência.
Fuente: Dirección General de Estadísticas y Censos del Gobierno de la Provincia de Córdoba www.estadistica.cba.gov.ar
Laticínios
O laticínio é a atividade pecuária cujo principal objetivo é a produção de leite, utilizando raças especializadas. Podem ser sinalizada como suas etapas principais à ordenha, produção e venda. Está relacionado de maneira direta com o setor de laticínios, que utiliza o leite como insumo principal para a elaboração de leite para sua comercialização e os diferentes derivados.
A Província de Córdoba se transformou na primeira em importância com respeito à produção leiteira da Argentina, superando a Santa Fé. Sua participação no total nacional se manteve crescente através do tempo, chegando aos atuais 37%.
Pode-se diferenciar claramente 3 bacias leiteiras de suma importância: Bacia Sul (zona de Huinca Renancó), Bacia Nordeste (zona de Morteros) e Bacia do Dpto. San Martin (zona de Villa Maria). Esta última fornece 43% da produção de leite provincial.
Fonte: Direção Geral de Estatísticas e Censos do Governo da Província de Córdoba www.estadistica.cba.gov.ar