BUSCADOR DE PRODUTOS E SERVIÇOS
EMPRESAS EXPORTADORAS DE CORDOBA
Busca Rápida
Home / Sectores Productivos / Metalmecánica

METALMECÂNICA

METALMECÂNICA

O setor está composto por empresas terminais automotrizes e produtoras de autopeças.

Na automação, as plantas da Renault, Fiat, IVECO e Volkswagen são abastecidas por mais de 250 empresas de autopeças.

A alta capacitação dos recursos humanos de Córdoba torna possível a inovação permanente e o desenvolvimento de tecnologia aplicada à indústria metalmecânica.

Por tratar-se de um dos polos educativos mais importantes da Argentina, todos os anos formam-se grande quantidade de profissionais, técnicos e operários qualificados provenientes de universidades e institutos especializados.

A estratégica localização de Córdoba, no centro geográfico da Argentina e como eixo do corredor bioceânico que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico, fazem de Córdoba um núcleo atrativo para a radicação de projetos industriais de empreendedores argentinos e de outros lugares do mundo.

Maquinaria de uso Agrícola e Agropeças

Na província de Córdoba estão importantes produções de maquinaria agrícola com grande desenvolvimento. Atividade impulsada nos anos 50 com o crescimento da agricultura e a pecuária. Na atualidade, a província lidera quatro dos cinco setores mais importantes a nível nacional: produção de semeadoras; recolecção, armazenagem de grãos e forragem conservado; tratores e pulverizadores automotrizes e rebocados.

Mineria

Dentro da República Argentina, as Serras de Córdoba constituem os afloramentos mais orientais da região das Serras Pampeanas. Estas serras estão constituídas essencialmente por um complexo metamórfico-magmático formado por rochas meta e horto derivados, metamorfoseados em anfibolito com transições a granulitos.
Em general as empresas produtoras estão radicadas no setor oriental das Serras de Córdoba, habitualmente ao leste do cordão da Serra Chica e Serra Norte, muito próximas ou sobre as rodovias asfaltadas com rápida saída que permitem abastecer todo o setor leste de Córdoba, Santa Fe e norte de Buenos Aires e La Pampa. Podem agrupar-se as canteiras em dois distritos principais: Serra Chica (Departamentos Colón e Santa María desde Salsipuedes a Malagueño) e Los Cóndores (Departamento Calamuchita), com canteiras isoladas em San Agustín, Sampacho e Chaján para o lado sul provincial, e Simbolar e Villa de María ao norte.

Bens e Serviços para a indústria Aeronáutica e Ferroviária

Durante a segunda metade do século XX começou a impulsar seu potencial industrial em matéria ferroviária produzindo material que foi utilizado em todas as linhas argentinas e vários países latino-americanos.

Na atualidade, Córdoba produz e industrializa novamente um material que se distribui no mercado interno, na América Latina e, inclusive, na África.

Por outro lado, também é desenvolvida uma importante atividade industrial relacionada à aeronáutica. A Fábrica de Aviões de Córdoba foi a primeira da América Latina. A mediados do século passado tornou-se um formidável polo de desenvolvimento industrial que chegou a produzir, entre outros, um dos primeiros aviões militares a reação: o Pulqui I. Esta experiência serviu de base para o desenvolvimento do Pulqui II, um caça excepcional, dos mais velozes do mundo.

Além disso, é preciso destacar neste setor o desenvolvimento de máquinas, equipamento e desenvolvimento de engenharia para a indústria alimentícia, embalagem e o transporte de mercadorias. Bem como a produção de bens e serviços para as indústrias extrativas do petróleo, gás e mineira.

Existe uma importante aplicação da metalmecânica na produção de bens de capital, de ferramentas em geral e desenvolvimento de engenharia para processos de automatização e medição.

Informação
Busca de empresas
Razão Social / Nome Comercial
Categoria
Palavra Chave
Cidade
Busca de produtos
Descrição
NCM
Setor