BUSCADOR DE PRODUTOS E SERVIÇOS
EMPRESAS EXPORTADORAS DE CORDOBA
Busca Rápida
Home / Notícias

Notícias

Córdoba representa 15% das exportações argentinas


Córdoba representa 15% das exportações argentinas

Desde a área de Informação Técnica e Comercial da Agência ProCórdoba, informamos que as exportações da província de Córdoba atingiram 4.373 milhões de dólares durante o primeiro semestre de 2016, representando 15% das exportações da Argentina.

Este valor significou uma queda de 0.36% em termos nominais. Porém, em termos de volume, mostraram um aumento de 22%.  Esta evolução aconteceu em um contexto de estancamento no comércio internacional, causado principalmente pela desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e do comércio em economias em desenvolvimento como China e Brasil.

Esses países representam 13% e 11% do destino das exportações da provínciae constituem nossos principais sócios comerciais. De acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC). A demanda de importações nas economias em desenvolvimento diminuiu 3.2% durante o primeiro trimestre, recuperando-se levemente durante o segundo trimestre do ano, 1.5%. As economias desenvolvidas evidenciaram um crescimento de 0.8% durante o primeiro trimestre, para finalmente cair no segundo trimestre.

O estancamento em termos nominais das exportações de Córdoba, foi principalmente explicado pelo desempenho das exportações de Manufaturas de Origem Industrial (MOI), que diminuíram 32%. Esta queda foi atenuada pelo aumento nas exportações de origem agropecuário, que atingiram 2098 milhões de dólares, representando 48% das exportações totais da província.

Quanto ao destino das exportações de Córdoba, 18% estiveram concentradas nos países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), seguidas pela União Europeia com 16%. Adicionalmente, as exportações a estas regiões experimentaram um crescimento de 5% e 19%, respectivamente.

Por outra parte, as exportações dirigidas ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e China caíram 34% e 24%representando cada uma destas regiões 13% das exportações de Córdoba. A queda nas exportações ao MERCOSUL é explicada primordialmente pela retração das exportações de manufaturas de origem industrial destinadas ao Brasil, país ao que se destina 55% das exportações deste setor. Enquanto a queda na China é explicada pela queda das   exportações de produtos primários, onde se destina 29% das exportações deste setor.

Tenha acesso ao relatório completo sobre as Exportações do primeiro semestre da Província de Córdoba clicando aqui


Esta nota foi do seu interesse?
Informação
Busca de empresas
Razão Social / Nome Comercial
Categoria
Palavra Chave
Cidade
Busca de produtos
Descrição
NCM
Setor